Datafolha: para 75%, inflação é culpa do governo Bolsonaro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,95% neste mês

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (28/3) mostra que 75% da população brasileira acredita que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade pela alta da inflação. Por outro lado, cerca de 22% dos entrevistados disseram não acreditar na responsabilidade, enquanto 3% não souberam responder.

O levantamento foi realizado nos dias 22 e 23 de março e ouviu 2,5 mil pessoas de 181 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Se comparar a pesquisa de março com a feita pelo instituto em setembro do ano passado, o número de pessoas que atribuem a respectiva responsabilidade ao governo caiu.

O número de pessoas que acreditavam que a inflação é responsabilidade do governo foi de 41% para 36%. A taxa que acredita que o governo tem pouca responsabilidade aumentou, de 34% para 39%. Já os que acham que o governo não tem nenhuma responsabilidade foi de 23% para 21%.

Para 41% dos entrevistados em setembro, o governo tinha muita responsabilidade pela inflação. Outros 34% consideravam que a gestão tem um pouco de responsabilidade. Outros 23% disseram que a culpa não poderia ser atribuída ao governo.

Veja a avaliação da responsabilidade da inflação por eleitores de pré-candidatos:

  • 87% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) acham que o governo tem responsabilidade, sendo que 50% dizem que o governo tem muita responsabilidade pela inflação;
  • 82% dos eleitores de Sergio Moro (Podemos) avaliam que o governo tem responsabilidade, sendo que 42% consideram que ele tem muita responsabilidade;
  •  80% dos eleitores de André Janones (Avante) dizem que o governo tem responsabilidade, e a metade avalia que o governo tem um pouco;
  • 75% dos eleitores do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) também dizem que o governo carrega culpa pela alta;
  • 72% dos evangélicos, maior parte da base eleitoral do presidente, também avaliam que o governo tem parte na inflação; e
  • 75% dos moradores do Centro-Oeste e 79% dos moradores da região Sul acham que o governo tem essa culpa.

Maior alta para março

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), conhecido como a prévia da inflação, para março ficou em 0,95%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a maior variação para o mês desde 2015 (1,24%). No que diz respeito aos últimos 12 meses, a inflação atingiu 10,79%, acima dos 10,76% registrados no período anterior.

Fonte: Metrópoles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s