Eurasia vê 65% de chance de Lula vencer eleições

A consultoria Eurasia enviou para clientes estrangeiros, na noite de segunda-feira (18/7), um relatório em que considera elevadas as chances de ocorrerem episódios de violência política e uma eleição contestada no Brasil.

A Eurasia aponta que Lula tem 65% de chances de vencer a eleição, embora Bolsonaro possa ganhar pontos nas próximas semanas com o pacote de benefícios sociais que o governo conseguiu aprovar no Congresso.

Segundo a consultoria, é possível que a base de Bolsonaro conteste o resultado das eleições, motivada pelos confrontos do presidente com ministros do STF e pelas declarações do mandatário contra o voto eletrônico.

“Os períodos de maior risco serão depois do primeiro turno (2 de outubro) e do segundo turno (30 de outubro), com a possibilidade de haver protestos e/ou ataques a prédios governamentais — uma greve dos caminhoneiros também está no radar”, diz a Eurasia.

A consultoria ressalta que uma ruptura democrática é improvável e que os militares não têm condições institucionais para endossar um golpe, mas destaca que instabilidades poderão ser provocadas por policiais militares.

“Os governadores tomaram medidas para controlar as forças policiais nos últimos anos, e insubordinações diretas por oficiais parecem improváveis. Mas, em estados estratégicos, oficiais podem fechar os olhos em protestos, facilitando a escalada da violência”, afirmou a consultoria.

A Eurasia ainda considerou que os riscos para a segurança de Lula e de Bolsonaro são altos e avaliou que, diante do “cenário extremo em que um dos candidatos favoritos é morto, o escolhido para assumir o seu lugar provavelmente se beneficiaria de tal fenômeno”.

Fonte Metrópoles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s