Pesquisa Ipespe mostra estabilidade: Lula mantém 45% e Bolsonaro 34%

Ex-presidente e atual mandatário mantiveram os mesmos índices de intenção de voto do levantamento anterior

A pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira registrou estabilidade no cenário eleitoral da semana, com Lula mantendo sua vantagem sobre Bolsonaro no levantamento de primeiro turno por 45% a 34%, mesmo com a saída de João Doria da disputa. Os percentuais entre os dois que lideram são idênticos aos da última pesquisa estimulada (na qual os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos).

Ciro Gomes oscilou de 8% na leitura anterior para 9% agora e foi seguido por Simone Tebet, que manteve os 3%, André Janones, Vera e Pablo Marçal, todos com 1%. Ficou em 7% o percentual de eleitores que não escolheram qualquer candidato.

Na simulação de segundo turno, o ex-presidente e o atual mantiveram o percentual de eleitores registrado na semana anterior: 53% e 35%, respectivamente.

Já na pesquisa espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, ambos oscilaram dentro da margem de erro. Lula foi de 40 para 39 pontos percentuais, e Bolsonaro, de 30% a 29%.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02893/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Avaliação do governo

O grupo que que considera o governo de Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo oscilou um ponto para baixo, indo de 51% para 50%, em um recuo acumulado de 5 pontos percentuais desde o início de 2022. Esta é melhor marca para governo desde junho de 2021. Os que consideram a administração como boa ou ótima ficaram estáveis em 31%, enquanto os que a avaliam como regular oscilaram de 17% na semana anterior para 18% agora.

Os eleitores elencaram ainda quais características consideram mais importantes para o próximo presidente. Honestidade ficou no topo da lista (81% dizem ser muito importante), seguida pela preocupação com as pessoas (77%), competência (72%), inteligência (66%), equilíbrio (65%), pulso firme (60%), ideias novas e modernas (59%) e experiência (59%).

Fonte: Metrópoles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s