PREFEITO DE RIO BRILHANTE RECEBE PRÊMIO DO SEBRAE

O prefeito mais jovem de Mato Grosso do Sul vem mostrando que o trabalho desenvolvido no município, não é só digno de reconhecimento em todo estado, mas também no país.

Na noite de sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). A cerimônia aconteceu na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito de Rio Brilhante foi reconhecido pelo excelente trabalho realizado.

Os projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Recicla Brilhante consagraram, Lucas Foroni, como campeão na categoria Empreendedorismo na Escola e vice-campeão na categoria Cidade Empreendedora na região Centro-Oeste através das ações promovidas durante o “Natal Brilhante”.

O espírito empreendedor e inovador de Lucas Foroni foi essencial nestas conquistas e agora Rio Brilhante segue para a disputa nacional, que será realizada no dia 28 de junho, em Brasília (DF).

O incentivo ao empreendedorismo é uma marca do trabalho realizado pelo prefeito. Durante o seu mandato, Lucas investe em parcerias que impulsionam o desenvolvimento econômico do município e também do distrito, que constantemente é contemplado com ações inéditas, recebendo toda atenção e melhorias das secretarias municipais.

Rio Brilhante celebra pela primeira vez, conquistas tão importantes, que geram visibilidade em todo estado. Lucas enfatizou que não é preciso inventar a roda, mas colher as boas práticas e adaptá-las à nossa realidade.

Para o prefeito, a premiação é um incentivo para fazer as boas ideias se espalharem e inspirarem outras administrações municipais, tornando-se até mesmo uma referência nacional.

“Com muito orgulho, Rio Brilhante esteve mais uma vez bem representado, e pela primeira vez, recebe o prêmio de prefeito empreendedor do estado, e se classificou pra etapa nacional. Sentimento de muita alegria de representar nossa equipe e saber que estamos no caminho certo. Sou muito grato pelas pessoas que nos acompanham na caminhada, e por toda dedicação de vocês!  É campeão, e agora é buscar o nacional”, comentou.

Os projetos vencedores despertaram nos alunos o espírito empreendedor, além de ajudar os comerciantes, que enxergaram no Natal Brilhante, uma oportunidade para alavancar o seu empreendimento.

Conheça os projetos destaques de Rio Brilhante

“Empreendedorismo nas escolas” – o projeto que garantiu o primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo na escola” reuniu duas ações desenvolvidas com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de promover o ambiente empreendedor das escolas da Rede Municipal de Ensino integrando as áreas econômica, social e ambiental.

A primeira iniciativa é a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que contempla estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores foram capacitados para que o tema empreendedorismo fosse trabalhado em sala de aula com os alunos que receberam a metodologia de acordo com a faixa etária.  No ano passado, o JEPP contemplou cerca de 1.500 estudantes em Rio Brilhante e foi aplicado em 11 escolas municipais.

Outra ação foi a implementação do projeto Recicla Brilhante, executado no município, desde junho do ano passado. Por meio da iniciativa, estudantes do 3º, 4º e 5º que estudam no Centro Educacional Criança Esperança VI podem trocar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, pela moeda social “brilhantinho” e com ela adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos na feira da cidade.

O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE). No total, foram mais de 10 mil materiais recicláveis trocados por brilhantinhos o que se converteu em mais de 800 reais em vendas na Feira do Produtor.

Cidade Empreendedora – o projeto vice-campeão na categoria “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” trouxe a iniciativa “Natal Brilhante” que reuniu ações para impulsionar a economia local por meio do entretenimento e integração dos moradores de Rio Brilhante e do distrito de Prudêncio Thomaz, que fica a 24 quilômetros de município.

O evento trouxe uma extensa programação com atividades realizadas do dia 30 de novembro a 24 de dezembro do ano passado. Por meio da iniciativa, foi feito uma espécie de “shopping à céu aberto” onde empreendedores locais puderam comercializar produtos, além de feiras para a exposição e venda de artesanato. Também foram promovidos shows de artistas locais e nacionais, espetáculos circenses e um cronograma voltado para o público infantil com a abertura da Casa do Papai Noel e Mamãe Noel.

Com a ação, foi possível dar visibilidade ao município em Mato Grosso do Sul, além te ter tido um impacto positivo no âmbito do empreendedorismo.
Empresas registraram até 50% de aumento no faturamento, além disso também foi possibilitada a geração de emprego e abertura de, pelo menos, 16 novos empreendimentos locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s