Lucas Foroni representa lideranças políticas durante evento do Sebrae

A busca por soluções tem transformado o município de Rio Brilhante. O prefeito mais jovem do Estado, que participa constantemente das ações, que buscam fomentar o desenvolvimento através do empreendedorismo, vem ganhando destaque.

Lucas Foroni tem pautado seu trabalho em parcerias que resultam em importantes investimentos, entre eles, os projetos promovidos pelo Sebrae/MS.

Na noite de quinta-feira (31) no Teatro Municipal de Dourados, lideranças de 12 municípios sul-mato-grossenses apresentaram para a população uma Agenda de Desenvolvimento para a região da Grande Dourados.

O documento, elaborado de forma colaborativa, contém estratégias para três áreas prioritárias: Agronegócios; Inovação, Empreendedorismo e Negócios e Turismo.

Na ocasião, Lucas foi o representante escolhido pela governança para fazer o discurso sobre o trabalho efetuado, ressaltando a união de esforços pela Grande Dourados.

“Temos um plano de ação realmente em parceria. A nossa região é muito forte, os 12 municípios contemplam 450 mil pessoas, e acredito que só com essa união entre as lideranças principais, que são pessoas da sociedade civil e também líderes do mercado privado que participam e fazem a diferença, iremos avançar. Hoje, entregamos também um plano para o Governo do Estado e pensamos o desenvolvimento tanto para a nossa região quanto para o nosso Mato Grosso do Sul”, destacou Foroni.

Com discurso pautado na sinergia e na integração entre os 12 municípios, Lucas levanta o protagonismo para o desenvolvimento territorial e enfatiza a valorização do ecoturismo da região, além de parabenizar o papel do Sebrae que está conectando o setor administrativo municipal com o mercado privado.

Para o presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante (AERB), Rodrigo Jeferson Trambuch, de agora em diante, o grupo estará empenhado em executar as ações pactuadas. “Dos municípios que fazem parte do programa, 45 líderes aceitaram participar da iniciativa e se tornarem protagonistas do desenvolvimento. Cada um de nós vai estar responsável por desenvolver também as ações nos municípios, para que o plano possa andar daqui para frente. Então, tem um grupo que irá coordenar as ações, para que todas as lideranças localizadas nos municípios sejam despertadas para envolver a nossa sociedade de um modo mais acelerado”, finaliza.

Durante o evento, as 12 lideranças de cada um dos municípios entregaram aos respectivos prefeitos um exemplar da Agenda, para contar com o apoio do poder público na implementação das medidas.

A Agenda de Desenvolvimento da Grande Dourados é um resultado do programa LIDER – Liderança Para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae que mobiliza líderes de gestões públicas, privadas e do terceiro setor para a coordenação de ações regionais visando o desenvolvimento sustentável.

Participam do programa LIDER Sul lideranças dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. Juntos, de junho de 2021 a março de 2022, eles trocaram informações e elegeram prioridades, que culminaram no documento lançado na quinta-feira.

A Agenda de Desenvolvimento prevê a implementação de ações para até 2040. Essas ações estão distribuídas nos três eixos prioritários, que foram definidos pelo grupo a partir de análises, conforme complementa o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Nilson dos Santos, também membro do CDE do Sebrae/MS.

No eixo Inovação, por exemplo, a governança colocou como estratégias “promover a cultura empreendedora e profissionalização de negócios da região Sul” e “potencializar a implantação de indústrias, comércio e serviços de acordo com a vocação regional”. Já na área Agronegócios, algumas delas são “promover o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como dos pequenos, médios e demais produtores” e “articular e implementar o empreendedorismo na educação básica, fundamental e média”. Por fim, o eixo Turismo prevê, como estratégias, “incentivar os municípios a organizarem as políticas públicas do turismo”, “construção da rota turística”, entre demais iniciativas.

Fonte: Assessoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s