NOVA ALVORADA DO SUL: Prefeitura realiza vacinação recorde contra Brucelose bovina no Assentamento Volta Redonda

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em parceria com a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou na última quinta-feira dia 03 de fevereiro a vacinação das fêmeas bovinas contra a Brucelose, e desta vez o assentamento beneficiado pela ação foi o Volta Redonda, onde 40 lotes foram atendidos e 90 bezerras vacinadas.

A brucelose é uma doença grave transmitida por uma bactéria do gênero Brucella, que ataca os bovinos, bubalinos, equinos, suínos e caprinos. A Brucelose é caracterizada por causar problemas no sistema reprodutivo dos bovinos, causando aborto nas fêmeas e esterilidade nos machos. Além de que pode ser transmitida ao ser humano, principalmente pela ingestão de leite cru, carne mal inspecionada e pelo manuseio do material abortado.

Os produtores são responsáveis pela compra da vacina, já a prefeitura entra com a mão de obra e documentação, as fêmeas de 03 a 08 meses são obrigadas a serem vacinadas e após a vacinação recebem uma marca no lado esquerdo da face, que irá carregar para o resto da vida a fim de comprovar que foi imunizada contra a doença e o ano em que nasceu.

Este trabalho quando contratado no serviço particular possui um custo significante, pois os animais vacinados necessitam de um laudo de profissional Médico Veterinário que em seguida é registrado no órgão sanitário estadual competente, sem esta documentação o produtor não consegue vender nem trafegar com seu rebanho além de sofrer penas de multa pela não vacinação.

Fonte: Assessoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s