
Na conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o líder chinês, Xi Jinping, declarou apoio ao povo brasileiro na defesa da soberania em meio à crise envolvendo a imposição de tarifas dos Estados Unidos sobre exportações brasileiras.
Segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da China, Xi pregou a união entre os países “para se opor inequivocamente ao unilateralismo e ao protecionismo”. Ainda de acordo com o órgão, Lula apresentou um panorama da situação envolvendo os Estados Unidos e reforçou a posição do Brasil em defender sua soberania.
“Xi Jinping afirmou que a China apoia o povo brasileiro na defesa da soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos. Os países devem se unir para se opor inequivocamente ao unilateralismo e ao protecionismo”, destaca a nota.
Lula conversou por telefone com o presidente chinês na noite dessa segunda-feira (11/8). O telefonema ocorreu a pedido do chefe do Planalto. Nos últimos dias, ele também manteve contato com chefes da Estado da Índia e da Rússia. O petista defende uma resposta conjunta de países do Brics ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Lula e Xi ainda falaram sobre as relações bilaterais entre os países, e defenderam ampliar a cooperação. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, e a guerra na Ucrânia também foram assuntos.
Fonte: Metrópoles

