Fake news tinha sósia de Beto Pereira e investigação da PF busca financiador

A decisão da Justiça Eleitoral que manda a PF (Polícia Federal) investigar fake news contra o deputado federal Beto Pereira (PSDB), candidato a prefeito de Campo Grande, busca o financiador de fábrica de mentiras. O documento também detalha o uso de  ator nos vídeos, com compleição física parecida com a de Beto.

O desembargador Sideni Soncini Pimentel, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), determinou cumprimento de mandado de busca e apreensão nas residências de Matheus dos Santos Lopez (sósia do candidato) e Marcos Antônio Davalo Gimenes, além da sede da empresa TAG ME Mídias, na Avenida Afonso Pena, no Jardim dos Estados.

A coligação “Juntos pela Mudança”, liderada pelo candidato do PSDB, denunciou que “formou-se uma estrutura técnica, financeira e intelectual para a criação e distribuição de fake news, objetivando beneficiar alguma candidatura, em detrimento do candidato da coligação requerente (Humberto Rezende Pereira)”.

A situação foi verificada no começo do mês de agosto, com a contratação de atores com a mesma compleição física do candidato. Na sequência, notícias de que os atores parecidos com Beto Pereira estavam produzindo vídeos envolvendo violência doméstica foram levados ao conhecimento da Polícia Federal.

Ao Poder Judiciário, a defesa da coligação sustentou que Matheus passou a veicular vídeos com imagens e conotação pejorativa em relação a Beto e, mesmo com medidas judiciais em seu desfavor, ele teria prosseguido com os ataques.

“No último dia 25, o requerido Marcos Antônio Davalo Gimenes postou vídeo em redes sociais em que Matheus dos Santos Lopes atua como sendo o candidato Beto Pereira, e através de montagens divulga fatos falsos, sendo que dentre os vídeos, verifica-se que o ator tem a mesma compleição do candidato Beto Pereira”, aponta a defesa.

O objetivo é identificar quem arquitetou os vídeos e o financiador. “A agência de publicidade deve aclarar quem a contratou, quem remunerou o elenco dos vídeos, quem fez o cenário”, detalha o documento.

Fonte: campograndenews.

Deixe um comentário