Próximo de aposentadoria, desembargador recebe homenagem surpresa

Próximo de sua aposentadoria, o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso recebeu homenagem surpresa durante sessão da 4ª Câmara Cível, nesta terça-feira (21) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. No ato estavam presentes dois ex-governadores do Estado e autoridades dos três poderes estaduais e municipais.

A sessão teve início normal, enquanto os convidados aguardavam no saguão do plenário. Segundo o TJMS, após sustentação oral, o presidente do colegiado, desembargador Alexandre Bastos, autorizou a entrada dos “alunos universitários” que foram assistir a sessão, porém, na verdade, tratava-se da comitiva de autoridades e de amigos para homenagear o desembargador, lotando o plenário do Tribunal Pleno do TJMS.

O desembargador Júlio Cardoso então foi convidado então a ocupar lugar de honra para assistir a um vídeo contendo fotos da sua trajetória, pessoal e profissional, ao longo dos 40 anos atuando como magistrado, inclusive com o discurso de posse em 5 de abril de 1984.

“É muito reconfortante estar com todos vocês. Minha vida é um livro de 75 páginas que completo dia 16, e 40 delas foram escritas aqui, nesse Estado que escolhi. “Com uma esposa, três filhos, e seis netos, o que mais poderia desejar da minha vida, se não o reconhecimento ao esforço que vocês tiveram ao me acompanharem nesse Estado que, por 40 anos, me serviu de casa”.”. disse o desembargador Júlio Cardoso.

Carreira

Nomeado para exercer o cargo de Juiz Substituto na comarca de Dourados em 1984. Em 5 de dezembro de 1984 tomou posse como Juiz substituto da comarca de Itaporã, sendo que nessa condição atuou em Fátima do Sul, Maracaju e Glória de Dourados.

Em janeiro de 1985, tomou posse como juiz titular na comarca de Aparecida do Taboado, promovido por merecimento, tendo permanecido nessa comarca até 1987, quando novamente foi promovido, por merecimento, para a comarca de Paranaíba, sendo Juiz da 2ª Vara até 10 de abril de 1995, quando por fim, mais uma vez por merecimento, foi promovido à entrância especial, desta vez à Comarca de Campo Grande, onde atuou junto à 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Figurou por duas vezes em listas de votação por merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, tendo sido promovido, por merecimento, em abril de 2009.

Ao longo do período como desembargador, Júlio Cardoso fez parte da composição e presidiu a 5ª e 4ª Câmara Cível, além da 4ª Seção Cível. Também compôs a Seção Especial Cível e o Órgão Especial. Nos 15 anos na Corte sul-mato-grossense, o Des. Júlio Cardoso julgou 36.180 processos e proferiu 15.827 despachos de mero expediente. Ao todo, participou de 1.032 sessões.

Fonte: Midiamax.

Deixe um comentário