O vereador Everton Cristiano, vai protocolar ainda hoje, na câmara de Rio Brilhante, um documento no qual solicita que seja criada o Conselho de Ética, que tem por finalidade apurar possíveis condutas inadequadas pelos membros do legislativo.
O vereador solicitou ainda durante a sessão de segunda-feira, ao presidente da Casa de Leis, Paulo Cesar Alves (PC), que busque junto do departamento jurídico da câmara, que viabilize a criação do Conselho de Ética, para que sejam apuradas as denúncias feitas pelo vereador Rodrigo Laboisier (PSDB), que na última sessão acusou um colega de prática de “rachadinha” e homofobia.
Segundo informações que o site Enfoque Político teve acesso, um vereador, teria sido gravado, solicitando que sua ex-assessora dividisse seu salário com um outro funcionário que presta serviços a este vereador. Ainda segundo o apurado, o vereador teria se referido aos homossexuais, como pessoas que não deveriam existir.
Enfoque Político tomou conhecimento que ao menos 4 vereadores foram até a delegacia de Polícia Civil, no dia seguinte a sessão, e por cerca de 1 hora e 30 minutos estiveram em conversas com a Delegada Daniele Felismino.
Ainda nesta terça-feira, nossa reportagem entrou em contato com os vereadores Everton Cristiano que afirmou que vai protocolar hoje a criação do Conselho de Ética, e a abertura de uma comissão especial de investigação sobre os atos do vereador que foi acusado pelos crimes. Vale destacar que além dos crimes de “rachadinha e homofobia”, o vereador deve responder no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar, por ferir o que prevê o Regimento Interno da câmara.

