Senado diz que CPI da Covid não pode investigar estados

Rodrigo Pacheco fala com a imprensa na residência oficial

Apesar da movimentação política para ampliar o escopo de investigação da CPI da Covid-19, o presidente do SenadoRodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou, nesta terça-feira (13/4), ao instalar a comissão, que não é possível investigar estados e municípios.

Pacheco consultou a Secretaria-Geral da Mesa, que destacou a impossibilidade de a comissão investigar os estados, com base no regimento interno da Casa.

artigo 146 do regimento diz que “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes: à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos Estados”.

Contudo, Pacheco vai apensar o requerimento de Eduardo Girão (Podemos-CE), com o objetivo de investigar a aplicação dos recursos federais nos estados e municípios e, caso seja constatada má aplicação, comunicar as assembleias legislativas e câmaras municipais.

A ampliação do escopo de investigação vem sendo defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou, no último sábado (10/4), um aditamento para ampliar o escopo da CPI da Covid-19, incluindo investigações aos atos praticados por estados e municípios. Girão protocolou um requerimento para a criação de uma CPI mais ampla, que abranja estados e municípios.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na noite da última quinta-feira (8/4), que o presidente do Senado proceda à instalação da CPI da Covid-19, que pretende investigar possíveis omissões do governo no combate à pandemia. O parlamentar tentava segurar a comissão.

Desde então, Bolsonaro e governistas vêm fazendo ofensiva para travar a comissão ou desviar o foco do governo federal.

Fonte: Metrópoles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s