
Quando se trata de serviços de coleta de lixo e de limpeza pública em Rio Brilhante, há muito tempo que a reclamação é geral. No entanto em 2019, o município acreditando que caso tais serviços fossem terceirizados, poderia haver uma melhora na qualidade dos serviços, passou a iniciativa privada a autorização para que estes serviços fossem realizados. A empresa vencedora da licitação teria que fazer o recolhimento do lixo na área urbana e no distrito de Prudêncio Thomáz e realizar a limpeza das ruas e logradouros.
De acordo com informações repassadas ao site Enfoque Político, o secretário de infraestrutura, Paulo Cesar Alves (PC), vem tentando solucionar os problemas da má qualidade na prestação dos serviços junto a empresa. Pelo contrato celebrado entre a empresa e o poder público, o município dever repassar cerca de R$ 3,5 milhões de reais por ano para que os serviços contratados sejam executados. De acordo com os empenhos realizados pela empresa junto ao setor de administração do município, são cobrados cerca de R$ 285 mil mensais. Embora o município esteja realizando os pagamentos, até agora a população, ainda não pode vislumbrar uma melhora entre o serviço que foi terceirizado e o que era prestado por funcionários do município.
Nos bastidores, comenta-se que caso a empresa não cumpra adequadamente o contrato, esta pode vir a ser substituída por outra empresa. No entanto outro processo de licitação deveria ser feito, e pelo valor do contrato algumas empresas já estariam dispostas a participarem, inclusive uma do próprio município que presta serviços à usina e gera dezenas de empregos.