
A aposentadoria do ex-prefeito Donato Lopes da Silva da vida pública pode estar com os dias contados. De acordo com informações de pessoas ligadas ao grupo do ex-prefeito, o multicampeão de mandatos como prefeito de Rio Brilhante, estaria pensando em ser candidato à deputado estadual em 2022.
A história política de Donato se confunde com a história de desenvolvimento de Rio Brilhante, pois desde a década de 1980 Donato foi o político que mais vezes ocupou a cadeira de prefeito do município. Em 1982 pelo PDS foi eleito vereador com apenas 236 votos. Em 1986 disputando sua primeira eleição para prefeito, sagrou-se campeão contra dois rivais fortes e com estrutura de campanha. O “azarão” foi eleito com 3.982 votos pelo PTB. Em 1992 com seu capital político em alta conseguiu eleger seu sucessor, o ex-prefeito Juarez Kalife. Em 1996 Donato retorna a cena política e mais uma vez se elege, agora obtém 5.345 votos. Depois de uma sequência de vitórias, Donato acaba ficando em segundo lugar nas eleições do ano 2000, quando perde para o ex-prefeito Paulo Cuel. Aliás, a única vez em que Donato não conseguiu se reeleger.
Após 4 anos longe da política, Donato retorna e novamente assume a cadeira obtendo 6.487 votos, e na campanha pela reeleição em 2008 se reelege com 11.007 votos.
Ao término deste quarto mandato, Donato transfere o poder ao então ex-vereador Sidney Foroni, que se sagrou campeão nas eleições de 2012. Mais 4 anos se passam, e numa eleição onde dois grandes adversários políticos se enfrentaram, em 2016, Donato novamente se reelege com 10.243 votos e conquista seu quinto mandato. Depois de quase 3 décadas dedicados a vida pública, o grupo de apoio ao prefeito entendeu que ele deveria dar espaço a outras pessoas, e desta forma não concorreu a reeleição nas eleições de 2020.
Ao longo de quase 30 anos como político, Donato já recebeu 42.877 votos, e demonstra o tamanho de seu poder político no município que é a sexta economia do estado. Adorado pelos companheiros e temido pelos adversários, o prefeito de 5 mandatos poderá se lançar candidato a deputado estadual pela necessidade que Rio Brilhante tem de ter um representante no legislativo estadual.