RIO BRILHANTE: EX-PREFEITO DONATO PODE SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

A aposentadoria do ex-prefeito Donato Lopes da Silva da vida pública pode estar com os dias contados. De acordo com informações de pessoas ligadas ao grupo do ex-prefeito, o multicampeão de mandatos como prefeito de Rio Brilhante, estaria pensando em ser candidato à deputado estadual em 2022.

A história política de Donato se confunde com a história de desenvolvimento de Rio Brilhante, pois desde a década de 1980 Donato foi o político que mais vezes ocupou a cadeira de prefeito do município. Em 1982 pelo PDS foi eleito vereador com apenas 236 votos. Em 1986 disputando sua primeira eleição para prefeito, sagrou-se campeão contra dois rivais fortes e com estrutura de campanha. O “azarão” foi eleito com 3.982 votos pelo PTB. Em 1992 com seu capital político em alta conseguiu eleger seu sucessor, o ex-prefeito Juarez Kalife. Em 1996 Donato retorna a cena política e mais uma vez se elege, agora obtém 5.345 votos. Depois de uma sequência de vitórias, Donato acaba ficando em segundo lugar nas eleições do ano 2000, quando perde para o ex-prefeito Paulo Cuel. Aliás, a única vez em que Donato não conseguiu se reeleger.

Após 4 anos longe da política, Donato retorna e novamente assume a cadeira obtendo 6.487 votos, e na campanha pela reeleição em 2008 se reelege com 11.007 votos.

Ao término deste quarto mandato, Donato transfere o poder ao então ex-vereador Sidney Foroni, que se sagrou campeão nas eleições de 2012. Mais 4 anos se passam, e numa eleição onde dois grandes adversários políticos se enfrentaram, em 2016, Donato novamente se reelege com 10.243 votos e conquista seu quinto mandato. Depois de quase 3 décadas dedicados a vida pública, o grupo de apoio ao prefeito entendeu que ele deveria dar espaço a outras pessoas, e desta forma não concorreu a reeleição nas eleições de 2020.

Ao longo de quase 30 anos como político, Donato já recebeu 42.877 votos, e demonstra o tamanho de seu poder político no município que é a sexta economia do estado. Adorado pelos companheiros e temido pelos adversários, o prefeito de 5 mandatos poderá se lançar candidato a deputado estadual pela necessidade que Rio Brilhante tem de ter um representante no legislativo estadual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s