RIO BRILHANTE E MAIS DA METADE DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO ESTÃO COM SITUAÇÃO FISCAL NEGATIVADA

Resultado de imagem para rio brilhante

Mais da metade dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul está com a situação fiscal negativa, revela relatório divulgado em dezembro pelo Tesouro Nacional a que o MS em Brasília teve acesso. A análise da capacidade de pagamento (Capag) apura as condições de Estados e municípios que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União.

Entre as 40 prefeituras “negativadas” estão as duas maiores do Estado: Campo Grande, cujo prefeito Marquinhos Trad (PSD) foi reeleito, e Dourados, administrada por Alan Guedes (PP), que tomou posse em janeiro, no lugar de Délia Razuk (sem partido). Ambas as cidades tiveram classificação C.

O objetivo do índice Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. São levados em conta três indicadores econômicos: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Onze dos 40 municípios com classificação negativa não forneceram informações necessárias ao Tesouro Nacional. São eles: Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antonio João, Chapadão do Sul, Costa Rica, Eldorado, Figueirão, Japorã, Sete Quedas e Sonora.

Outros 39 municípios, no entanto, tiveram classificação entre A e B, o que faculta a seus administradores solicitarem empréstimo com aval da União. Entre eles estão Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá, três das cinco maiores cidades do Estado. Também faz parte da lista “positiva” Sidrolândia, Coxim, Nova Andradina, Maracaju e Bonito.

No documento, o órgão esclarece que o conjunto de dados contém as notas obtidas pelos municípios em cada um dos três indicadores avaliados. “O resultado apurado não é a posição do Tesouro. O cálculo definitivo será feito por ocasião da verificação do cumprimento dos limites e condições para contratação de operações de crédito com garantia da União”, esclarece.

Fonte: Rbmidiams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s