PF fez buscas na assistência social para apurar eventuais fraudes no Bolsa Família

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (12), mandados de busca e apreensão na assistência social de Ladário, município que fica a 410 quilômetros de Campo Grande. A ação integra investigação sobre eventuais fraudes na concessão do Bolsa Família.

De acordo com a PF, as supostas irregularidades teriam ocorrido em 2014. Os candidatos ao benefício declaravam que preenchiam os requisitos necessários, porém, a veracidade das informações não estaria sendo checada pelos responsáveis.

Visitas e entrevistas não estariam sendo feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o que estaria fazendo com que pessoas que não preenchem os critérios do programa recebessem o benefício.

a operação desta terça-feira, que leva o nome de Sodalitia, a PF cumpre três mandados de busca e apreensão: na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência de Assistência Social e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social, de Ladário.

O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Entre os critérios, estão a composição familiar e a renda per capita. A operação não cancela os benefícios que já estão em andamento.

O nome da operação remete aos primórdios da assistência social no mundo, quando, na Roma Antiga, havia os Sodalitia, que eram espécies de associações (collegia) que cuidavam da assistência dos idosos, doentes e pobres.

Nota da prefeitura de Ladário sobre a operação

A Prefeitura Municipal de Ladário informa que a operação realizada hoje pela Polícia Federal no Centro de Referêcia em Assistência Social (CRAS), não tem relação direta com a atual administração. Estão sendo analisadas documentações desde o início do programa bolsa família até o presente momento.

A Prefeitura vem colaborando com as autoridades e fornecendo as informações que vêm sendo solicitadas, assim como facilitando o acesso às dependências das instituições municipais, computadores e documentos.

PF em cumprimento a mandado de busca e apreensão, em MS — Foto: Carla Salentim/TV Morena
PF em cumprimento a mandado de busca e apreensão, em MS — Foto: Carla Salentim/TV Morena

Fonte:Globo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s