Adailton responsabiliza promotoria por cobrança do lixo

Na sessão desta segunda-feira, 21, o vereador Adailton Lima responsabilizou a promotoria de Rio Brilhante pela situação envolvendo a cobrança da taxa do lixo, que foi instituída no ano passado e passou a ser cobrada em abril deste ano, e que não tem servido para acabar com o lixão a céu aberto que existe na saída para Dourados, e assim, o crime ambiental que foi a razão para a criação da cobrança, persiste.

O vereador lamentou a inércia da representante do parquet , chamando-a de conivente com o que está acontecendo. Adailton igressou com ação coletiva, requerendo a suspensão da cobrança da taxa de lixo, que segundo ele não cumpre o papel para o qual foi criada. Ao analisar o pedido a Juíza Mariana Ferrerera Yoshida, destacou que não existia na ação, provas de que o crime ambiental está sendo praticado.

O vereador informou que seu advogado vai recorrer da decisão, e que contratou um engenheiro ambiental, para realizar um estudo no local de transbordo do lixo, para comprovar que o crime ambiental continua, e que tanto município quanto MPE não atuam para solucioná-lo.

Pelo que se pôde apurar, nem mesmo o que foi pactuado no contrato entre o município e a empresa que realiza o transporte dos resíduos até Dourados vêm sendo cumprido, o que por si só, seria mais do que suficiente para a suspensão do contrato, todavia, nem o município que tem o dever legal de exigir cumprimento do contrato, e o Ministério Público, que foi o principal incentivador da criação da taxa, se manifestaram até o momento.

Enquanto isso, a população continua sendo a principal prejudicada, já que em Rio Brilhante, é comum que os poderes não hajam com independência.

Pelas imagens coletadas pelo vereador Adailton, quando foi vistoriar o local onde é feito o transbordo, fica evidente que hoje, a população paga para manter um serviço que antes era de graça, e com um detalhe, o lixo continua sendo jogado no chão, uma lógica que só serve para quem precisa dizer amém à tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s